Dores Crônicas

Dor Crônica

Dor Crônica

Quando se fala em dor não se pode deixar de considerar que a dor é um alerta para nos avisar que algo no organismo não vai bem. Entretanto, em muitos casos, as providências médicas já foram realizadas, as lesões já foram curadas e a dor permanece sem motivo aparente. Estudos comprovam que as fibras nervosas continuam a enviar sinais para o cérebro como se a lesão causadora da dor estivesse presente. Na maioria dos casos a carga de remédios para suprimir a dor é aumentada, sem maiores resultados, causando efeitos indesejados. A auto medicação sem controle aumenta a sensibilidade à dor. O indivíduo passa a levar uma vida improdutiva ou limitada que pode afetar a parte profissional e também pessoal.

A hipnose tem se revelado de grande ajuda, mudando a percepção para controlar e até mesmo ultrapassar as dores crônicas. Tendo em vista que a sensação de dor é preservada na memória e as emoções contribuem para que isto ocorra. A Hipnoterapia, nestes casos, se destina ao controle das emoções e reprogramação de memórias que podem estar subjacentes ao quadro de dor que o paciente apresenta.

Instituições de renome no mundo e no Brasil já tem departamentos que oferecem ao paciente com dor o alívio através da hipnose. Aqui podemos citar o Hospital das Clínicas de São Paulo e o Hospital A. C. Camargo. Isto se deve unicamente a estudos que comprovaram os resultados científicamente. Desta forma estabelece uma linha divisória entre a Hipnose Clínica, que é o foco do meu trabalho, daquela destinada ao entretenimento cercada de misticismo e magia.

 

Sonia Krause de Quadros