Medo de Dirigir

Medo de dirigir

Medo de dirigir

 

Dirigir é uma necessidade e o não dirigir promove discriminação, auto crítica e julgamento pelo meio social, e às vezes, familiar. Conduzir o veículo dando partida, engatando a marcha e dirigindo até o trabalho, escola, comércio é uma atitude corriqueira para a grande maioria das pessoas. Todavia, aquilo que é perfeitamente normal para alguns é motivo de preocupação para outros e até de ansiedade nos seus mais diferentes aspectos. Alguns indivíduos desenvolvem sintomas semelhantes ao transtorno de pânico como taquicardia, tremor, sudorese, secura na boca e enjoo.

O receio de dirigir está presente na vida de muitas pessoas, muito mais do que se possa imaginar. Há ainda o condutor, já habilitado, que após passar por todo o processo para conseguir sua habilitação, não consegue tirar o carro da garagem. A partir disso a vida está limitada e condicionada a inúmeras privações podendo até ocasionar a desistência de dirigir.

Muitas são as causas para se ter medo de dirigir e estão relacionadas à história individual de cada um. A atitude mais correta é procurar ajuda psicológica assumindo o problema e sabendo que há solução.

A hipnose se apresenta como uma ferramenta eficaz para eliminar esta dificuldade. Após o detalhamento minucioso das possíveis causas, várias técnicas são empregadas. De forma geral o terapeuta induzirá o paciente a um estado de relaxamento no qual, de forma segura, enfrentará seu medo. Assim, paulatinamente a pessoa aceitará a normalidade da situação e voltará a dirigir ou irá para a auto escola.

 

Sonia Krause de Quadros